Pesquisa & Desenvolvimento
Dispersão e química de poluentes
Programa que visa realizar o monitoramento do transporte de poluentes atmosféricos emitidos nos continentes Sul Americano e Africano através de simulações numéricas com o modelo CATT-BRAMS “Coupled Aerosol and Tracer Transport model to the Brazilian Regional Atmospheric System” em parceria com entre o CPTEC e o IAG-USP.
Cenários para a Amazônia - WHRC / Fundação Moore
O Projeto Cenários Amazônicos é multi-institucional e visa construir um modelo quantitativo que gera cenários futuros para a região amazônica, baseados em diferentes políticas de desenvolvimento e conservação. A meta é simular as respostas futuras do uso da terra, florestas, clima, biodiversidade e disponibilidade de água para uma política de intervenção, conservação e desenvolvimento sustentável.
LC-15 / LBA / Ecologia / NASA
Mapeamento do comprimento da rugosidade aerodinâmica e da estrutura da vegetação na bacia amazônica
Projeto desenvolvido em cooperação com o Jet Propulsion Laboratory, Califórnia Institute of Technology – CALTEC, Pasadena, CA, USA. Objetiva estimar o comprimento de rugosidade aerodinâmico da vegetação na região amazônica, bem como gerar um mapa de rugosidade com resolução de 1 km para utilização em modelos atmosféricos e climáticos de escala global e regional.
GEOMA - Física Ambiental
Entender como as mudanças do uso da terra afetam os fluxos de matéria e energia em diferentes escalas temporais e espaciais, e formular modelos capazes de representar essas mudanças.
GEOMA - Modelagem Climática
Modelagem Matemática do Equilíbrio entre Clima e Biomas Aplicada às Transições Floresta-Savana na América do Sul. Realiza um estudo observacional e de modelagem de previsibilidade do início das chuvas na Amazônia. Estudo de cenários de Mudanças Climáticas para a Amazônia até 2100 e realiza uma descrição detalhada do uso e cobertura da terra na Amazônia Legal para utilização em modelos meteorológicos e hidrológicos.
Instituto do Milênio / LBA2
Sub-Componente Mudanças Climáticas - Estudo sobre as Conseqüências das Mudanças Climáticas sobre os Biomas da América do Sul
Estudam-se as conseqüências das mudanças climáticas na redistribuição de biomas na América do Sul forçando um modelo de vegetação potencial com cenários de mudança climática (A2 e B1) proveniente de 9 modelos climáticos do Panel Intergovernamental sobre Mudança Climática – Quarto Relatório de Avaliação (IPCC/AR4).
SONDA, FINEP e Petrobrás
O projeto SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais para o setor de energia) visa implementar uma infra-estrutura física e de recursos humanos destinada à montagem e melhoramento da base de dados de superfície necessária ao levantamento e planejamento do uso dos recursos de energia solar e eólica.
SWERA - UNEP/GEF
O Projeto SWERA (Solar and Wind Energy Resource Assessment) visa fornecer uma base de dados de acesso publico, cientificamente embasada, com o fim de reduzir incertezas e romper barreiras de informação hoje existentes em novos investimentos nas áreas das energias solar e eólica com o fim de redução nos níveis de emissão do CO2 nos processos de geração de energia elétrica.
PREVENTO - CEPEL/ANEEL
O Projeto PREVENTO tem por objetivo desenvolver procedimentos para fornecimento de previsão acurada de vento para até 72h ao nível das turbinas, com emprego do modelo Eta e de estudos da camada-limite, sobre sítios-pilotos localizados na região de atuação da CHESF no nordeste.
CT-HIDRO- FINEP (Vigência 2002 a 2005)
Projeto de estudo de modelagem sobre o papel da umidade do solo na melhoria da previsão de tempo e clima para a América do Sul através da validação de modelos de estimativa de água no solo, do desenvolvimento de algoritmos de estimativa de precipitação e de água no solo a partir de dados de satélites, e pretende verificar o impacto da melhoria da representação dos processos hidrológicos nos modelos numéricos de previsão de tempo e clima do CPTEC.
MUSA - Monitoramento de Umidade do Solo no sudeste da America do Sul
Parametrização de solos nos países do Mercosul e seu impacto na modelagem
O Projeto PROSUL Umidade do solo é uma iniciativa do Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais – INPE, da Universidad de Buenos Aires - Argentina, da
Universidad Nacional de Asunción – Paraguai e da Universidad de la República -
Uruguai, para aplicar modelos de umidade do solo no Sudeste da América do Sul e
entender o impacto da melhoria das estimativas de umidade do solo sobre modelos
atmosféricos de previsão de tempo.
CENAPAD AMBIENTAL- Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho Ambiental
O Cenapad Ambiental é um dos Sete Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho que compõem o programa SINAPAD (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho), implementado no Brasil pelo MCT através da FINEP. Este Centro é ligado ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) através do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
IDD Brasil
Manual de instalação e configuração do LDM, scripts e configuração do GEMPAK
ProVeg - FAPESP - (Parceria CPTEC/OBT)
Elaborar mapas atualizados da vegetação e usos da terra do território brasileiro, para utilização em modelos meteorológicos e hidrológicos e, a partir deste, determinar as melhorias na previsão de tempo, de clima sazonal e nas estimativas de água no solo.
Projeta
Processo Fisícos em Modelos Regionais e Melhoria na Qualidade das Previsões de Tempo na América do Sul
Aprimoramento da previsão de tempo sobre a América do Sul através de técnicas modernas de representação dos processos físicos adaptadas para as condições atmosféricas da região.
CLIMA - Pesquisas na Área de Clima
O objetivo das Pesquisas na Área de Clima é realizar estudos observacionais e simulações / previsões experimentais climáticas com a utilização de um modelo numérico de circulação global.
SATÉLITES - Aplicações de Satélites Meteorológicos
Este grupo trabalha na pesquisa e desenvolvimento, instalação e difusão de métodosde análise de dados de satélites meteorológicos. Estuda propriedades e variáveis da atmosfera e superfície terrestres que podem gerar informação sobre tempo, clima e meio ambiente.
IPE-2
Experimento Interdisciplinar do Pantanal
Meteorologia na Antártica - CNPq e MMA
Visa desenvolver pesquisas na área de meteorologia e climatologia antártica, com ênfase na região norte da Península, em particular de variações de tempo e clima, de sensação térmica, de validação de modelos numéricos e de sistemas ciclônicos. Apoio ao PROANTAR e vários de seus projetos através da montagem, instalação e manutenção de estações meteorológicas remotas automáticas na Antártica, com recepção de dados em tempo-real na EACF e no Navio de Apoio.
BRAMS - Brazilian Regional Atmospheric Modeling System
O modelo BRAMS (/Brazilian Regional Atmospheric Modeling System/) é resultado de um projeto conjunto envolvendo ATMET, IME/USP, IAG/USP e CPTEC/INPE, financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), com o objetivo de produzir uma nova versão do modelo RAMS adaptado às condições meteorológicas de regiões tropicais. O principal objetivo é fornecer um modelo que possa ser utilizado por centros regionais de previsão de tempo.